16 junho 2015

Relacionamentos Abusivos

Para chegar ao tema que tomei conhecimento, em fevereiro, no vídeo a partir do canal da JoutJout Prazer no YouTube. JoutJout dá vários exemplos sobre o que é um relacionamento abusivo e ao ouvir esses exemplos... Eu tenho más notícias...

Para explicar o que é um relacionamento abusivo, preciso conceituar o que é um relacionamento. Bem, um relacionamento é quando a gente manda aquele coração gigante que pisca, no aplicativo WhatsApp, e recebe um igual. Em vez de um joinha,  emotion sorrindo ou mensagem visualizada e não respondida. MENTIRA GENTE, relacionamento não é isso. Um relacionamento é conceituado como uma ligação afetiva em vários campos: amoroso, profissional ou uma amizade. No geral, são experiências da rotina que compartilhamos com quem queremos e também com quem não queremos, mas temos que conviver em prol da PAZ MUNDIAL. Agora que tentei conceituar o significado da palavra “relacionamento” preciso compartilhar algumas experiências que não são minhas, mas que presenciei, ouvi e li.

Eu nunca tive um relacionamento abusivo, nunca fui obrigada a fazer sexo quando não queria e nunca me fizeram trocar de roupa. Eu posso dizer que vivi um relacionamento negligente, mas abusivo não. Você pode me achar sortuda, mas de certa forma eu vivi o pior dos relacionamentos abusivos por minhas amigas e amigos. E nós não conseguíamos nomear essas relações porque nos culpávamos. Estou me incluindo porque eu estava ali, com elas, também me culpando por não conseguir ajudá-las e me ajudar. Nós achávamos que éramos masoquistas, elas por passarem o que NENHUMA mulher deveria passar e eu por tentar segurar a água com a mão sem deixar escorrer por meus braços. Sofríamos juntas. O começo de uma história é que Beatriz já tinha levado um tapa na cara do primeiro relacionamento. Ela terminou. O seu segundo relacionamento durou anos a fio sob pequenas torturas psicológicas, humilhações para quem quisesse ver e traições. Beatriz não conseguia sair dali porque ele sempre a fazia mudar de ideia. Mudava o comportamento e a convencia. Ela sabia o que estava acontecendo, eu também. Um mês de bondade dele e dez meses de xingamentos, flertes, traições, “tira essa roupa”, “puta”, “estou sem dinheiro, paga pra mim”, ter vergonha dela e há o fato em que Beatriz fazia sexo quando não queria e sabendo das traições. Por medo de perdê-lo.

O medo da solidão, de realmente achar que não encontraria mais ninguém, de recomeçar tudo de novo, de conhecer uma pessoa nova e não conseguir se envolver. Esse é o primeiro motivo e medo que alguém sente em um relacionamento abusivo. Eu sinto isso, tenho medo. No fundo ninguém quer ficar sozinho, mas se for pra ficar com alguém que não te faz bem... É melhor fazer maratona de séries, sair com uma Ciranda de Viados, beijar as fotos de Adam Levine... O outro caso é de Luna. Luna não consegue terminar porque é ameaçada com fotos da intimidade dos dois. Sim, Luna não conta aos pais. Não vai à delegacia e não deixa os amigos intercederem. Parou de falar com os amigos, não é a mesma, acha que é culpa dela e diz “ele não é uma pessoa ruim”. Bem, se ele não é ruim temos que pedir uma lobotomia para ela, perguntar a Deus o que está acontecendo e rezar um rosário para Nossa Senhora Desatadora dos Nós desatar esse nó na mente de Luna.

Murilo é gay, reclama do preconceito que sofre com o namorado. Eu precisei trazer o vídeo da JoutJout  para que ele pudesse sair do coma. Os sinais vitais dele estão ótimos, mas hoje fiz algo por ele: eu esclareci que a culpa não é dele, que o cabelo dele é lindo, que não precisa se afastar dos amigos ou da família. Li todo seu desabafo e as humilhações que ele passa como: o namorado pegar conversas antigas (com sacanagem) de Murilo com outras pessoas antes de namorar, fazer uma montagem e colocar como papel de parede no computador do meu amigo.  Na faculdade de Murilo, Leonardo o beija. Na faculdade de Leonardo, Murilo não recebe nem um abraço. Triste, né? Voltando para Beatriz... Ela conquistou muita coisa com seu esforço e dedicação, o ex não ficou tão feliz. Menosprezava suas conquistas porque estava  desempregado. Colocava-a no núcleo da terra com tanta pisada. Ela cansou de me contar, eu cansei de ter raiva dele e ela cansou dele. Esse tipo de cansaço é o melhor que existe. É O CLICK NA MENTE. Está linda, focada e cuidando de seu mundo.

Eu não alcanço Luna. Não é um trocadilho, mas é que eu realmente não posso mais ajudar uma lua que - como diz Sandy & Junior - bem lá no céu, vivendo em seu mundo triste. Murilo está acordado e eu seguirei seus passos até a libertação. É importante dizer que os relacionamentos abusivos também acontecem em casa. Com os pais. Pais que aterrorizam mais que amam. Que bate em seus filhos por serem gays, lésbicas ou não se entregarem ao fanatismo de uma religião que para eles é o correto. O relacionamento abusivo também está no emprego. Ao exercer uma função que não é sua, ao ter que submeter a exageros daqueles que possuem cargos superiores. O relacionamento abusivo também está na escola e faculdade, com professores submetendo alunos a várias situações desnecessárias.

O que você pode e deve fazer é perceber onde está, em que situação você está. É dizer não, não pedir desculpas quando não está errado(a), terminar algo que se espalha como um tumor e que vai matando sua autoestima aos pouquinhos.  Eu tive minha cota de relacionamento abusivo vendo meus amigos passarem por isso na vida amorosa e na “amizade”. Aproveitar-se da bondade e disponibilidade de alguém é o cúmulo. Amem-se. Não seja abusivo e não deixe que o medo vença.




Acho que estou tendo um relacionamento abusivo com mainha por não lavar os pratos. Vou até dar uma olhadinha ali na pia porque a consciência pesou mais que um elefante. 

2 comentários: