29 agosto 2015

Feminicídio

Como falar sobre um assunto sem encher os olhos de lágrimas? “Pesquisar.” “Estou com sorte.”

A definição de sorte pode ser usada facilmente em apenas ler as notícias espalhadas pelo mundo. Basta ver a quantidade de mulheres que são mortas por mãos machistas e mentes perturbadas. É horrível anunciar que tenho sorte por nunca ter levado um tapa, ter sido abusada ou ser acusada de algo que não sou? Pareço ser alguém que leva vantagem por isso? Eu sinto muito, mas não sei até quando estarei com sorte.

A sensação de impotência diante da vida é constante porque não sabemos em quem mais confiar. A justiça fica do lado dos homens enquanto você está viva. E, infelizmente, algumas mulheres só entendem a gravidade do feminicídio quando a vítima morre e seus filhos choram por não terem mais a mão carinhosa que acalentava. É preciso desenhar? Temos que fazer diversos LIVROS PARA COLORIR ABORDANDO RELACIONAMENTOS ABUSIVOS E O MACHISMO? É preciso ESCREVER SÉRIES AMERICANAS COM PERSONAGENS – CATIVANTES – QUE SOFREM NAS MÃOS DE COMPANHEIROS OU EXS? Mas como CRIAR um personagem cativante SE A CULPA É SEMPRE NOSSA? A culpa por todo o sofrimento sempre vai ser do personagem.  AH, AGORA VOCÊ ESTÁ PENSANDO SOBRE O ASSUNTO? SÉRIO?

O cabelo grande, o cabelo curto, o tamanho do short, estacionou na minha vaga, o batom vermelho, terminou comigo, chegou tarde, o filho não parece comigo... São perfeitas desculpas para você maltratar ou matar alguém, né? AH, ME DESCULPE. ESQUECI QUE MULHERES NÃO POSSUEM VOZ! Está enganado quem acha que podem nos calar. Estamos em todas as partes, desde o seu desenvolvimento no NOSSO ÚTERO até ao momento em que você é preso. Eu sou a sua mãe, a sua namorada, a delegada que está na sua frente e continuarei presente por onde você passar.  Não é difícil conhecer alguém que foi agredida verbalmente ou fisicamente por um homem. Infelizmente. E mesmo assim, mesmo tendo que lidar com notícias que nos desanimam, tendo que segurar o nó na garganta para ouvir o desabafo da amiga que chora compulsivamente – por ter sido agredida verbalmente - no telefonema da madrugada, mesmo sentindo a ameaça no silêncio... Não haverá descanso na nossa luta.  


Peço que antes de ensinar o seu filho para que time torcer... Ensine-o a ter a compreensão de entender o “não”, respeitar a nossa decisão, o nosso argumento, escolhas e sorrisos que não querem mais andar ao teu lado.    

Um comentário: