07 março 2015

O Dia da Mulher


- Dispenso seus “parabéns”.

Mulher é aquele gênero que deveria ser parabenizado nos 365 dias do ano. Não é feminismo, é a verdade. Alguns sabem a história do “8 de Março”, Muitos não sabem que atrás da data está uma tragédia e um marco histórico.

No contexto histórico, com a Segunda Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial as mulheres são introduzidas como mão-de-obra na indústria. Trabalhavam em condições precárias, humilhantes e tinham o salário inferior ao dos homens. Essas mulheres fizeram greve e manifestações pedindo direitos iguais, melhorias em cargos e proteção ao desempenhar atividades perigosas. No dia 8 de março de 1975, as operárias de uma fábrica ocuparam o local e foram trancadas.  Mortas por um incêndio intencional.

O Dia da Mulher foi um marco histórico porque desde então ganhamos muitos direitos, mas há muita coisa que merecemos. Em relação ao salário, a atriz Patricia Arquette no seu discurso ao ganhar o Oscar por melhor atriz coadjuvante fez um discurso claro como água pedindo direitos iguais porque atrizes ganhavam o inferior de um ator. Quando foi feito esse discurso? 22 de fevereiro de 2015. DOIS MIL E QUINZE. Por um momento voltamos no temo e estávamos em 1975.  É claro que em muitas empresas as mulheres não são bem tratadas, não recebem um salário justo pelas as atividades que exercem além do que deveria. Eu vivi isso, você viveu e viverá. Sem contar do assédio sexual que muitas vivem, mas não denunciam pelo emprego. Pelo emprego que garante a própria sobrevivência ou dos filhos.

Ainda não chegamos onde devemos estar. Amanhã receberemos lembrancinhas e parabéns.

Depois de amanhã não seremos respeitadas em uma festa, em um trabalho, na rua.  A mulher muitas vezes é lembrada e usada como objeto sexual. Por acaso somos algum recipiente para receber sêmen? Não. Somos muito mais do que um corpo, falamos, somos fortes, criativas, engraçadas e O MAIS IMPORTANTE: TEMOS CAPACIDADE DE SEGURAR QUALQUER FORNINHO. A gente cai e levanta a todo o momento, mas se nascemos com o poder de gerar uma vida dentro de nós... Isso mostra o quanto merecemos respeito, amor, chocolate e flores nos 305 dias.


Mulheres, guerreiras, lindas, fortes e competentes. Somos competentes até na hora de virar o ovo na frigideira, amamentar um filho, amparar amigos E AMAR. SOMOS COMPETENTES NO AMOR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário