02 novembro 2014

Agradecer

- Obrigada de coração.

Agradecer nunca é demais. Vivemos em um mundo em que a gentileza está em extinção e pessoas que se propõem a ajudar quase não existem. Perder a chance de agradecer é pior que perder a roupa favorita: você terá outras roupas, mas e se não tiver outra oportunidade de agradecer por uma gentileza que fizeram com você?

Agradecer não vai quebrar sua coluna e nem te deixar tetraplégico, eu falo com propriedade que sobrevivi ao dizer “obrigada”. Até hoje não apareceu nenhuma espinha com a cara da Gretchen nascendo por meu corpo. Às vezes um “obrigado(a)” pode salvar um dia, arrancar um sorriso torto e charmoso, fazer com que alguém sinta-se útil... E quando a gente se sente útil o mundo torna-se um lugar melhor, mais tragável, suportável. Ser grato(a) por tudo, até por uma formiga. Eu sei que é difícil ser grata, eu sei que o agradecimento sai fraco porque não estamos mais costumados com gentilezas. Estamos acostumados com a violência e falta de educação. As gentilezas acontecem em livros e filmes porque os diretores e autores também pensam como eu, como nós. A gentileza não é mais rotina e virou personagem fictícia. Infelizmente.


Hoje eu recebi uma mensagem pedindo o seguinte: “não pare de escrever”. Não irei, mas essa foi a gentileza do meu domingo. Não tenho noção de como as pessoas recebem meus textos. Nunca me qualifiquei como boa e tenho certeza que não sou. A gente vive aprendendo a escrever. Talvez não seja a ortografia, talvez seja o que nunca é dito... E eu digo. Não sei o que se passa dentro das pessoas, mas não é diferente do que se passa em mim. Então eu escrevo, antes escondido e agora gritado. Eu me doei, não me empresto para as palavras e sentimentos. Não quero que eles me devolvam. E isso só aconteceu porque eu recebi gentileza e agradeci. Se me perguntarem quais são as minhas palavras preferidas eu diria “muito obrigada”. Agradeça e fique atento(a), a gentileza está por aí... Mas é preciso ver com o coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário