20 novembro 2014

Aos dezesseis

- Ele não diz, mas eu sei que ele gosta de mim.
    
O que podemos afirmar aos dezesseis anos? Como podemos ter certeza que é amor ou apenas um momento em que você acha que vai viver pra sempre com aquela pessoa? Eu não sei em que momento me vi lendo uma mensagem de um adolescente de dezesseis anos falando sobre amor e pedindo conselhos... Mas eu me vi. ME VI NELE.

Eu vi aquele jovem me perguntando se eu poderia dizer se o outro menino o amava mesmo não dizendo, nem materializando em palavras ou em gestos... Como eu poderia ter a certeza sobre um relacionamento que não conheço, sobre dois meninos com a idade que já tive (e foi a pior idade por não acreditar no amor e achar que não poderia ser amada)? Quem pode dizer se há amor ou não? Caberia a mim dizer que haveria outros garotos, outros tipos de amores? Não, eu não poderia dizer nada mais que “talvez só não possa demonstrar”. Eu disse “não pressione” e percebi que aos vinte e três anos estava na mesma situação que o garoto aos dezesseis.

Talvez, naquele dia, ele tenha me visto como uma pequena salvadora, mas eu não conseguia salvar nem a mim mesma.   Nem a minha própria essência luminosa dos dias tristes e o garoto estava tão triste e frustrado. Tão determinado a ter uma certeza... Eu queria ter dito mais, mas não pude naquele momento eu precisava pensar e escrever sobre ele para não deixá-lo para trás como alguém que abandona. É o máximo que posso fazer por ele aos vinte e três! Eu não tenho certeza se ele te ama porque promessas podem ser feitas e desfeitas em um curto espaço de tempo. E não tenho certeza se o que existe entre vocês possa ser amor. Amar é tão bonito e assustador, sabe? Fazemos sacrifícios, dói, dá náuseas e também anestesia! A EUFORIA É INQUIETANTE, mas também acalma, conforta e abraça.  O medo de não ter reciprocidade pode paralisar e fazer com que as palavras não existam, os gestos podem ser pequenos e contidos pelo mesmo motivo. E é por esse motivo que digo: eu não tenho certeza sobre o que as outras pessoas sentem.

Eu sei, muitos vão te julgar por você ter apenas dezesseis anos.  Ninguém pode fazer isso, sabe? Eu posso ser mais velha, mas eu não sei de nada. Eu sei que gosto de escrever, sei quem deixou saudade e que me sinto como você: também estou perdida. Eu sei recomeçar se algo der errado e eu posso te ensinar. Eu sei que há dias ruins, outros piores e dias em que estamos fugindo de guerras para nos proteger e proteger os outros. Outra certeza que tenho é que aos vinte três anos a gente vai ficando forte emocionalmente,  a vida se encarrega disso e que cada pessoa que passar por sua vida terá um papel fundamental para seu aprendizado. Disso, eu tenho certeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário