27 outubro 2014

Cajuhina

“Tô acostumada a levar tombo.”

Ei, você que é feia presta atenção: eu também sou. Ei, tropeço com salto e gosto de sentar no chão, dispenso a sua cadeira porque sempre fui esparramada e tenho aquele lema de “acho que está me olhando porque me viu amaldiçoando o vento por bagunçar minha franja”. Eu também odeio pintar as unhas dos pés porque sou desastrada.

Ei, eu sou feia sim. E é tão bonito ser assim... Tenho medo de pensar que eu perderia o meu lado cômico se eu fosse bonita ao nível Brigitte Bardot no auge de sua juventude. Você não sente esse medo de se perder por causa do padrão de beleza estabelecido? Eu não teria do que reclamar... SERIA CHATO SER TODA LINDA E NÃO PODER ARGUMENTAR “estou chorando no chão porque recebi um não em uma festa”. MEU PRIMEIRO NÃO. DEPOIS DE PASSAR VINTE E TRÊS ANOS PREPARANDO-SE EMOCIONALMENTE PARA CHEGAR EM UM CARA E ELE DIZER:



 . ._. 
(。・ω・。)━☆*
      ・゜+.
 しーJ   °+ *´¨)
     °+ *´ .· ´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
¸.·´°
+ *´·´ (¸.·´ (¸.·'* NÃO !



Que graça teria se eu recebesse SIM, YES, SÍ??? Onde estaria o TODA LINDA DE VALENTINO? Onde estaria a banda Cajuhina? E o meu prazer em reclamar, em escrever sobre o não? SUBITAMENTE EU AMO SER FEIA. EU SOU FEIA. Vai, diz e voz alta porque é GOSTOSO PASSAR POR DESPERCEBIDA. Louca? Não, é que quando somos percebidas É MA-MA-MA-MARAVILHOSO!  As feias são cheirosas, sabe fazer você rir e dançar. As feias sabem cuidar, sabem beijar com devoção, com excitação e diante da sociedade só pensam em se divertir! AS FEIAS CONQUISTAM SEM INTENÇÃO, NÃO DOMINAM O CABELO, NÃO PERDEM O MELHOR DA VIDA PORQUE ESTAVAM TENTANDO COLAR OS CÍLIOS POSTIÇOS.

As feias falam olhando nos olhos porque é da natureza delas, elas não usam jogos, não se demoram em casos de desdém e meio amor. AS FEIAS JÁ NASCEM SABENDO QUE A MELHOR FORMA DE VENCER O MUNDO É SE AMAR SEM PRECISAR QUE AS AMEM PRIMEIRO. As feias não correm  atrás de dom, nascem com ele. Não precisam desfilar em salto 15 para sentirem realizadas... As feias cantam, publicam livros, inventam receitas ou desenham como ninguém. EU SOU FEIA E NÃO TENHO TODOS OS OLHARES PARA MIM. AINDA BEM!



OBS.: Na verdade eu não sou feia.. só não estou interessada em me encaixar nos padrões aceitos de beleza, eu sou é linda, toda linda de Valentino.                        

26 outubro 2014

Oh Happy Day

- Não vai beber?
- Não, hoje eu só quero agradecer.

Sábado, fim de semana, aniversário de um amigo (BANG BANG com TUNZ TUNZ TUNZ) e risadas. Bastantes risadas. Uma pessoa maravilhosa completa vinte quatro anos (FINTCHY QUATRO ANOS) e eu não poderia está mais orgulhosa por participar de algo tão verdadeiro!
Calma, não estou dizendo que as outras festas de aniversário que fui eram farsas... É que hoje/ontem eu vi algo que nunca vi em outro aniversário e aposto que você não viu leitor.  ERA UMA FESTA VIADA, CLARO! Eu já mencionei que ando com uma ciranda de viados, o que faz com que a probabilidade de eu me apaixonar por um gay seja de 98% com a margem de erro de 100%. Era uma festa VIADA COM DIREITO A VIADAGEM, MUITOS VIADOS, ENTRADA AO SOM DE BEYONCÉ, MÚSICAS PERFEITAS COMES E BEBES DOS DEUSES, BOLO DE ARCO-ÍRIS, UMA FESTA COLORIDA CONTANDO COM AS PRESENÇAS DE KATY PERRY, SUZANA VIEIRA E GRETCHEN (EM FORMA DE MÁSCARAS).  Vocês devem estar se perguntando o que vi de diferente... O que vi não estava em forma física. Eu vi união, eu vi amor, eu vi respeito e eu vi que se caminhei até agora, até esse minuto... Era porque eu precisava perceber o que saiu da minha vida e o que entrou.

Uma, quatro, sete, DEZ vezes foram os momentos em que CHOREI DEITADA NO CHÃO esse ano. E LÁ ESTAVAM OS ANJOS QUE ME IÇAVAM uma, quatro, sete, DEZ vezes. ELES ESTAVAM DENTRO DAQUELA SALA EM TODAS AS FORMAS, tamanhos, cor de pele, idade e intensidade. Eu vi meus anjos reunidos em uma sala leitor, eles estavam felizes porque outro anjo completava mais um aniversário, eles estavam felizes porque ali podiam ser o que somos juntos: A ESSÊNCIA DA ALEGRIA. Outra coisa, não cantamos só parabéns ou dançamos... Nós rezamos. Rezamos por ele, por nós, por quem é contra nós e por quem é favor de nós! Eu tive o meu momento para agradecer... Eu tinha que agradecer porque eu estava rodeada de bondade (E DE UMA CIRANDA DE VIADOS). Quando estamos em um lugar em a gente se sente tão feliz que não coubemos dentro de nós e começamos a transbordar... É CLARO QUE VOU INTERROMPER O ANIVERSARIANTE PARA AGRADECER, INTERROMPER O MÉDICO QUE ESTÁ FAZENDO MEU PARTO PARA AGRADECER, INTERROMPER O ORIENTADOR DE O TCC PARA AGRADECER E INTERROMPER DEUS ENQUANTO ELE RESPONDE ALGUMAS ORAÇÕES E PEDIDOS (METADE É MINHA COM A MARGEM DE ERRO PRA MAIS OU PRA MENOS DE QUE METADE DELAS É MINHA!) PARA AGRADECER.

Ali, naquele momento eu percebi que a vida é esse ciclo em que a gente esvazia gavetas para organizar dentro delas outros capítulos. Eu nunca tinha deliciado tanto o ato de agradecer, de observar e ver além do que eu podia enxergar. Luz, o aniversariante, a festa e as pessoas ali presentes se resumem em uma palavra que abrange tudo e que sabemos que precisamos dela: LUZ.   O aniversário não era meu, mas eu ganhei diversos presentes ali.

OH HAPPY DAY...
E chorem comigo ao ouvir e assistir isso aqui!

     

24 outubro 2014

Gorda


- Você está engordando.
(RESPIRA, INSPIRA, RESPIRA...)

Você não é magra? Não tem o corpo das modelos da Victoria's Secret? Não veste 36? Eu também não. Tenho seios fartos, barriga para poder “empurrar a vida com ela” e também quero sentar no chão do provador chorando quando algo não serve.  Ninguém está sozinho no mundo porque Deus sai distribuindo os mesmos problemas para muita gente por ai. Então, aqui estou para te fazer soltar um suspiro ou gargalhar porque segundo a sociedade capitalista e as revistas de moda... Eu sou gorda.

Não estou levantando a bandeira “VAMOS SER GORDAS! U-HU!” e nem a bandeira “ADORO SER GORDA”. Estou aqui para compartilhar aquela frustração que muitas mulheres têm ao se apaixonar pelo vestido de numeração 40, mas tem que pegar o de número 42 porque os seios ficaram achatados no anterior. Tenho um efeito chamado SANFONA. Não tem nada a ver com pegar uma sanfona e sair cantando Asa Branca de Luiz Gonzaga... É aquele efeito que em que Julho você está magra usando cinto porque o short 40 está caindo e em Outubro está usando o 42 porque a numeração quarenta está simplesmente marcando as suas coxas e você sente que está faltando um MC ao seu lado para começar a dançar até o chão. Sim, como uma funkeira usando o shortinho apertado e marcando a divisão do instrumento do perigo.

É normal, sabe? Engordar, emagrecer e engordar novamente. A gente só não pode se diminuir e achar que o cara que te deu um “não” não te quer porque você está vestindo um número a mais. Talvez seja até porque ele prefere as modelos da Victoria’s Secret (tenho que reconhecer que mesmo beijando rapazes eu escolheria aquelas modelos... Mas continuo fazendo uma simpatia com o nome de Adam Levine), mas a culpa é sua? Não, pode terminar de comer sua pizza em paz porque por incrível que pareça e mesmo não querendo acreditar... EU RECEBO OLHARES. MESMO VESTINDO SUTIÃ 42 E SHORT 42 TAMBÉM. Geralmente eu finjo que não é comigo e depois olho para trás para ver se tem uma modelo da VOGUE atrás de mim... E NOooSSA, NÃO TEM! Mas pode ser que seja um PERSONAL TRAINER querendo entregar um cartão...

Brincadeiras à parte, a vida é muito mais que se ofender por um comentário maldoso. Não vou dizer o que você deve fazer ou deixar de fazer. Se não estou bem com o meu corpo eu dou um jeito de ficar. Emagrecendo ou me aceitando porque no mês seguinte estarei usando cinto para o shortinho não cair. O meu metabolismo é assim e eu VOU DEITAR NA BR? Não e você também não vai. Mulheres são tão complexadas que eu não entendo o motivo de que: ainda há heteros no mundo. Sério, tem dias que minha alma só quer sair do corpo para dar uma esfaqueada em mim mesma. Pensamos em taaantas besteiras e no final das contas só estamos fazendo TSUNAMI EM UM COPO COM ÁGUA. Eu também tenho a síndrome “não tenho roupa para sair”, a doença “estou horrível com essa saia”, o vírus “tem gente mais bonita que eu aqui”... 


A QUESTÃO É SÓ NÃO QUERER AGRADAR GREGOS E TROIANOS (agradar só o carinha que você baba por ele e não tem coragem de chegar e dizer que está afim de um romance... MELHOR NÃO FAZER ISSO. NÃO FAÇAM ISSO!) e segurar os peitos na hora de correr para pegar o ônibus. 

23 outubro 2014

Reis

- São tempos difíceis para não alimentar a fé.

A cada minuto somos testados, posicionados como a linha de frente para sermos os primeiros soldados a receberem os golpes e dando uma possível chance de prolongar a vida da cavalaria e do rei. Tenho assistido filmes com coroas, castelos, rainhas e príncipes? Não. Só tenho pensado que os tempos mudam, mas o instinto de ser um soldado, uma dama, um rei e uma rainha não desaparece. Ao longo da vida desempenhamos todos esses papeis que foram esquecidos, mas gravados em livros de História.

Eu poderia dizer que hoje desempenho o papel de um mensageiro, lutando contra o tempo para entregar palavras que façam um reino refletir ou um rei se emocionar e preparar-se para a batalha. As batalhas. Nunca pretendi ser uma rainha mesmo que pudesse ao brincar com uma Barbie com coroa e vestido que faria qualquer menina fantasiar com uma vida de regalias para uma boneca, nunca tive o dom de ser uma dama. Elas não se vestem sozinhas, não se penteiam não se banham sozinhas e sempre demonstram a submissão diante do pai, do rei, do heroi. Não ter voz é um perigo para a alma.

Coloco-me como mensageiro por acreditar que posso mudar algo ou prevenir, mas posso ser um soldado... Aquele que leva os golpes, que luta e protege até o último suspiro ocasionado pela espada que atravessa o coração. As metáforas não param de surgir em minha mente e tenho certeza que você, leitor, está tentando acompanhar meu pensamento, meu raciocínio e a minha sanidade ao pensar onde quero chegar. Eu não chegarei a lugar algum.

Continuo aqui, escrevendo e vendo todos os pensamentos sendo colocados em uma página branca, as damas e rainhas sobrevivem por causa dos sonhos, os reinados morreram, a cavalaria está morta, o rei padece porque é impossível não ser destruído quando se aposta alto e coloca a própria vida em risco. O único soldado em pé é a minha fé, ela sempre esteve na frente, desvia-se de golpes do cotidiano que insiste em cortar sua garganta, a minha e a sua fé leitor. O rei que merece nossa defesa são os sonhos que devemos proteger até o último e perturbador suspiro do soldado que avança para cima dos inimigos. Em cada guerra, em cada batalha... Sonhos são atingidos, A FÉ É FERIDA, a cavalaria, a persistência, ao chão...

Enquanto a fé estiver respirando, enquanto ela puder colocar-se de pé... Nenhuma batalha, guerra ou conflito será findo. Nada vence a fé!

19 outubro 2014

Noção de tempo

- Como você consegue?
- O quê?
- Ficar longe de mim.
- Só consigo.

Muitos dizem que o tempo cura isso e aquilo. O tempo não é curandeiro, médico, mágico. O tempo não muda nada, não muda você, não muda eles. As pessoas sempre precisam culpar alguém ou algo para explicar o que está acontecendo por que... Não ter explicação para o fato de você esquecer alguém, uma situação, um hábito, Deus, uma vida inteira... É inaceitável. Então, como o tempo não pode se defender...  Pessoas seguem culpando-o.

E aqui estou eu, convivendo com lembranças da irmã que nunca pude marcar nas piores fotos do facebook, pegar as roupas dela e não devolver, brigar por livros, por qualquer coisa que seja... Passaram-se 10 anos e o tempo não mudou nada, nada em mim, nada em minha mãe e em meu pai. Onde está o seu tempo agora? Cadê ele? O tempo conforma, consola? O que conforma as pessoas é o instinto de sobrevivência, o instinto de prosseguir com ou sem!  E aqui estou eu, convivendo com as lembranças de passear de mãos dadas, dos beijos amorosos na ponta do nariz e do abraço apertado, das fotos guardadas em uma pasta oculta no computador, a ansiedade para ver o rosto me procurando em um aeroporto, os dias com risadas acompanhadas pelas lágrimas, beijos interrompidos por causa da presença de outrem, olhares questionadores da família e outras pessoas ao saberem que eu transpirava escalas, milhas, limites, fronteiras.


Não, não diga “com o tempo passa...”, Todo livro pode ter uma continuação, pode passar dez meses, dez anos, a sensação será a mesma se você realmente viveu aquele momento, se você realmente se partiu com a partida, se você realmente admitiu tudo o que sentiu. Posso estar em qualquer lugar, fazendo o que for... Eu lembro da risada dela e dos beijos apaixonados dele. Você também.

18 outubro 2014

Os Sete Pecados Capitais – Inveja

- Preciso mencionar que tenho inveja?
- Precisa.
- FIQUE SABENDO QUE EU TENHO É MUITA INVEJA.

A grama do vizinho é mais verde que a sua? Sim, pode até ser... MAS essa grama pode ser artificial ou esconder filhotes de escorpião (pensei em dizer cobra, mas uma cobra não pode falar de outra). O fato é que TODOS já sentiram inveja de algo ou alguém. E SE DISSER QUE NÃO SENTIU... Pode ter certeza que no Juízo Final Deus vai passar o slide da sua vida e veremos sua cara cínica cobiçando as coisas alheias.

A cada segundo que passa sinto inveja de uma coisa diferente da outra. Agora mesmo, estou explodindo de inveja porque vi o ator Rodrigo Hilbert dançando Dirty Dancing com Fernanda Lima. Sério, quem não quer dançar a cena final do filme Dirty Dancing? E O MELHOR: QUEM NÃO QUER ACORDAR AO LADO DO RODRIGO HILBERT OU AO LADO DA FERNANDA LIMA? Todos querem. “Ah, não tenho inveja de nada.” MENTIRA. MENTIRA DESLAVADA PORQUE A GENTE SENTE INVEJA ATÉ DE QUEM TÁ SENTADO NO ÔNIBUS LOTADO! Melhore e pare de mentir.

O certo é sentir inveja de famosos porque você não vai ser o único e não sentirá tanta culpa caso Fernanda Lima pegue o marido com OUTRO (outro = um cara... Porque é 2014 e faz tempo que uma mulher não pega o marido na cama com outra mulher... E não sei o que é pior)... Invejar a vida de famoso não atrapalha... Agora se você for invejar a amiga que te ajuda, o amigo que aposta em você ou o colega que tira dez... VAMOS FAZER UM TRATAMENTO COM MUITA ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO? Vamos porque não devemos nos sentir assim sempre, atrapalha a sua vida e a deles. Não é legal. Para que está feio e reza.

Cobiçar homem alheio? Todo dia. Cobiçar a vida da família realeza da Inglaterra? Não muito porque adoro short e lá faz frio... FORA QUE TEM QUE USAR AQUELES VESTIDOS COM O BOTÃO MAIOR QUE MEU CELULAR e aqueles chapéus que parecem ter saído de escola de samba do Rio de Janeiro... Está vendo aí? A realeza também tem seus probleminhas. E sigo sentindo inveja de que está fazendo sexo/amor enquanto escrevo, inveja de quem acaba de ganhar na Mega Sena, meu sonho é sair gritando da faculdade “EU SOU RIIIIIIIIIIIICA”, inveja de quem está beijando outras bocas e inveja de quem virou personagem para os textos de Gabito Nunes ou DESCREVER A CONFUSÃO DE SENTIMENTOS COMO CLARISSA CORRÊA.


É impossível evitar não ter inveja, mas podemos contornar esse sentimento perigoso, esse pecado sufocante e irracional. Como? Levando tudo com humor... Afinal, a minha única aventura do dia é correr atrás de ônibus. E isso te faz imaginar o meu desespero segurando os peitos para não atrapalharem a visão enquanto tento fazer o motorista parar... Está vendo? Isso te faz sorrir e significa que valeu a pena. 

16 outubro 2014

Girafas

- Que letra eu marco?
- Letra G.
- Hã?
- G de girafas, porque têm a cabeça no céu e os pés no chão.

Dias ruins, dias que não colaboram para que possamos prosseguir porque entupimos as expectativas de chocolate e elas ficaram gordas. Resumindo? Parimos expectativas, alimentamos, cuidamos e elas cresceram. E vamos supor que cresceram e viraram fãs de Calypso. É, criamos com tanto amor e carinho para no final... Decepcionarem-nos.

É claro que a função das expectativas é destruir sonhos (a senhora é destruidora mesmo, né?), aposto que já têm doutorado. E quem criou essas malditas? Nós. E a culpa é de quem? É DO PSDB (mentira, mas bem que podia ser). A culpa é nossa leitor, a culpa é da mente que pensa primeiro que você e se brincar... Primeiro que Deus. Automaticamente (dependendo da expectativa) já estamos prontos e aí vem uma pomba e defeca no nosso cabelo, na nossa blusa, nossa bolsa... A expectativa é aquela linda pomba que nos deixa encantados por causa do vôo, mas depois elas fazem questão de quebrar o encanto cagando no nosso cabelo (NA MINHA FRANJA. DEUS ME LEVA, POR FAVOR).

Não sei vocês, mas criar expectativas em algo (e principalmente em alguém) deveria ser crime. Ou motivo para a eutanásia. Caro e lindo leitor, O segredo é não ter expectativas. É não idealizar um momento, uma palavra, um assunto, uma pessoa, um trabalho, uma atitude, um lugar. O segredo é você querer aos poucos, querer minimizado, querer baixo, querer leve e até querer não querendo (ou não querer de jeito nenhum).


O segredo é você criar e cuidar daquela velha girafa, deixando as expectativas passar fome e sede. Até morrerem. O segredo, meus caros, é ficar a um metro do chão para ter os ossos intactos e apenas arranhões. Você precisará dos ossos, porque por mais que tente... A queda é maior em algum momento da vida. Exponho qual é o segredo, mas não afirmo que funcionará.  Nunca funciona. A gente perde uns dentes e fica com algumas luxações, mas passa. E o que se perde tentando não criar expectativas? Girafas lindas. 

Olhares

(Encarando uma pessoa e nada, nada acontece.)
- Do jeito que você me olha vai dar namoro... (♫)

É oficial! NÃO SEI PAQUERAR. Em lugar nenhum! Nem na rede mundial de computadores, nem fora da rede mundial de computadores, nem em bar, nem em festa de reggae (ler Franja Solta para concordar que eu realmente não sei paquerar)... Bem, se alguém desejou que eu ficasse me sentido abandonada (DRAMA QUEEN ACABOU DE ENTRAR)... Pode desejar também que eu fique rica porque está dando certo...

Um amigo estava conversando comigo e perguntou como ia minha vida. Eu ia responder que estava como um quadro de Romero Britto (confuso e feio como bater na mãe), mas reclamei (marca registrada da minha pessoa) e disse que não sabia paquerar, que ia morrer sozinha com sete gatos (já tenho dois e só falta mais cinco para a profecia se concretizar) e que não aguentava segurar o forninho chamado de vida. E para melhorar inventei de soltar que não sabia mais paquerar e que já tinha perdido a paciência. O que aconteceu? Aulas de paquera e ele sem acreditar que isso estivesse acontecendo na minha vida! Até fiquei lisonjeada, mas como saboto qualquer elogio (culpa da vida)... Deturpei para “ah, ele só está sendo educado”. Faço isso desde o dia que nasci e não saí da barriga chorando. Sim Brasil! Nasci sem chorar e foram minutos, de boa ali sem chorar, porque não havia necessidade de já nascer reclamando, fazendo escândalo para as atenções ficarem voltadas para mim, né? Mas não adiantou porque todo mundo ficou estátua com uma enfermeira prendendo a respiração (RELATOS DE MAINHA™). Só queria mostrar que eu chorava na hora que quisesse... Aí levei uns tapas. Chorei.


Geralmente quando alguém me encara... AUTOMATICAMENTE OLHO PARA TRÁS PRA TER CERTEZA QUE É COMIGO OU OLHO PARA O SHORT REZANDO QUE NÃO SEJA POR MOTIVOS DE ZÍPER ABERTO. É, não está fácil e o meu caso tem selo de veracidade. E quando achamos que não pode piorar... EU TENTO PAQUERAR E NO OUTRO DIA (SÓBRIA) ESTOU deitada em posição fetal, me torturando mentalmente e no chão. O melhor é que quando vejo que vai rolar paquera... Imediatamente abraço um amigo. Sim, está sem coerência! Estou apresentando o meu descontentamento com Petrolina (cidade viada) e ao ter a oportunidade de trocar olhares... Apenas estrago como fosse mais natural que piscar. Tenho que ser estudada...    

13 outubro 2014

Para desapertar


Em minhas mãos está à chave de fenda para folgar esse parafuso que não pode mais segurar a sua liberdade. A liberdade de ser e ter o que quiser. É fácil se sentir culpado quando um relacionamento não dá certo, é fácil se sentir perdido. E apesar desses fones enrolados dentro do coração que não se separam, muitas vezes nos fazendo desistir de desenrolar, uma hora você ouve a música... Aquele som, a música que escutamos quando os dias e meses seguem... A música que vai embalar sua felicidade. Você, leitor, vai escutar!

Eu comparo a liberdade com a música porque (eu quero!) podemos parar, pular, repetir, enjoar, sorrir, chorar e DANÇAR. Você dança leitor, não existe essa de “não sei dançar”... Dançamos ao som da banda preferida, da música que te contagia e são nesses momentos, preciosos, que percebemos que a vida é muito, muito mais do pensamos ser. E ela nos aguarda, a vida espera por nós... Então, não paremos! Ao infinito e além! Para recomeçar... Decidi fazer a lista que chamo “Bazar do Coração” e que fique claro: eu testei e tem o Selo do INMETRO. A lista, como o próprio nome já sugere, tem a intenção de se livrar das coisas que nos atrasa, mas não atrasará outras pessoas. Você vai doar leitor, no momento precisa esvaziar e não preencher.  Leve a sério a lista, viu? Porque estou aqui apresentando a lista que vai desapertar (o necessário) esse nó na garganta!

~~BAZAR DO CORAÇÃO~~

Slogan: DOAR PARA VIVER.

1 – Guardando tudo, soca as fotos em uma caixa, guarda, o papel de pirulito que faz você lembrar-se do tal alguém. ENFIA QUE CABE MAIS. Falei GUARDAR porque as selfies são bonitas demais e não tem essa de “não deu certo”. DEU CERTO SIM, certo até esse agora. Não pense que não deu certo porque acabou... Se a pessoa te magoou ou te desrespeitou... GUARDA UMA PORRA! RASGA JOGA POR CIMA DOS MUROS DA CASA, QUEBRA, JOGA SODA CAÚSTICA, DOA E SARAVÁ.

2- Eu pedi a minha mãe para quebrar dois pratos de vidro e ela deixou. JOGUEI NA PAREDE E (SPOILER): FOI MARAVILHOSO. LIBERTADOR. DOAR A RAIVA.  Se sua mãe não deixar... Eu tenho a solução (eu devia ser a prefeita de Petrolina porque tenho a solução para tudo, sou quase a Aracy da Top Therm achando que a gente ta acreditando no produto): entre na academia finja que quer entrar e peça para ver a academia, fale com o instrutor sobre as aulas de boxe E VIRE PARA ELE “POSSO DAR UNS SOCOS???” ele não vai te negar porque estará assim:

-
 _ 
(。・ω・。)━☆*
      ・゜+.
 しー   °+ *´¨)
     °+ *´ .· ´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
¸.·´°
+ *´·´ (¸.·´ (¸.·'* DINHEIRO DINHEIRO DINHEIRO


3- BAIXE O TINDER, SIM! NEM QUE SEJA PARA PASSAR TROTE OU SÓ PRA VER QUEM ESTÁ SENDO CORNA OU CORNO.  O Tinder parece um CARDÁPIO de restaurante, mas dei ÓTIMAS GARGALHADAS. E você dará também, mas nada de se encantar leitor. O Tinder é o instrumento da risada e não do sexo. Você não está necessitado leitor! Existe o cof cof pornhub cof cof.

4- ME CHAMA PARA BEBER.

5- CHAMA OS AMIGOS PARA BEBER.

6- Chore, você tem o direito de chorar baixinho uma vez por semana. Faça a sua playlist e se permita chorar longe de olhos maldosos, olhos de pena, de alegria por causa da situação. Adele, Birdy e London Grammar me ajudaram muito.  

7- Já chorou? Pronto! Agora vamos comer, sim! COMER BRIGADEIRO DE PA-NE-LA!!! Ou bolo de CENOURA ou um pote de sorvete todo.

8- BENEFICIOS DE UM TEMPO PARA VOCÊ: não ser obrigado(a) a deixar a depilação em dia ou ter que transar cansada, convenhamos, poder dormir em paz é maravilhoso (transar também, mas vamos pular essa parte e abafar).

9- Venha reclamar comigo, tenho amanhã livre, estou aqui focada em Adam Levine e só... Então, o que acha de reclamar com uma desconhecida que te quer “escutar”? Até porque os amigos não agüentam a mesma ladainha, mas se eu aguento ver Claúdia Leitte se amostrar no The Voice BR... Eu aguento sua ladainha e leio, respondo e apago (saudades Orkut).


10- Sabem o que Ivete Sangalo disse uma vez em um show em Juazeiro da Bahia (cidade que ela nasceu e ama)? ELA ME OLHOU NOS OLHOS (mentira) e disse “JOGA PRA CIMA QUE DEUS SEGURA”. E eu nunca esqueci essa frase. Joguei pra cima, Deus segurou e vai mandar o que quiser e quando quiser! Você vai fazer o mesmo leitor.

12 outubro 2014

50 Tons de Gargalhadas

[TEXTO PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS, 
MAS EU SEI QUE VOCÊ VAI LER ASSIM MESMO...]

- É verdade que volta tudo para o lugar?
-É.

Sábado, fim de semana, fim da tristeza, da rotina, fim de ficar jogando os números dos amigos no bate-papo Uol e fim da SAUDADE. A saudade de rever os amigos, de passar vergonha e ter platéia, de receber abraço apertado e guardar a munição que a vida nos faz adquirir. Esperamos o sábado e domingo chegar para beber e dar gostosas gargalhadas (com uma ciranda de viados lindos e que não são obrigados à beijar garotas).

Passo a semana toda reclamando: mimimi estou entediada, mimimi fazer uma resenha de um filme em preto e branco, mimimi TCC, mimimi queria estar morta porque painho me fez gravar um CD no computador... As 20 Mais de Fernando Mendes para passar para o pendrive dele (gente, eu devo ter feito trança afro na barba de Jesus, porque ninguém merece), mimimi ninguém me quer (essa parte quero ver vocês mostrarem que é mentira me enviando a aliança com mais de dez mil brilhantes)... E aí chega o sábado e percebo que Deus é brasileiro (mesmo perdendo na copa). Há um grupo chamado “O Grande Encontro”, caí de paraquedas no grupo por amigos e com certeza foi a melhor queda que tive no ano. Sempre que nos reunimos, rimos até a barriga doer e/ou ficamos bêbados (ao ponto de querer pular os muro da vida fantasiada de Minnie).

E sábado foi um dia de rir. Rir pra caramba. Como já citei em alguns textos (leia o texto Manaus) saio com uma ciranda formada por vaaaaários gays em vaaaaaários graus de viadagem. Como assim? Lógico que tem graus para gays (acabei de inventar)... Existe o gay que quando abre a boca destrói nossos sonhos porque ele é lindo, mas tem a voz da Xuxa.  Existe o gay que é lindo e não tem a voz da Xuxa, não senta toda “femininaaaaamm”, não respira ofegante por causa das divas pop, como dizem por ai, “zero de pinta”... MAS AO PERGUNTAR SE ELE É GAY... BOOOMM, lá vem todo um discurso do orgulho gay e eu sou obrigada a ir lá no The Sims3 desfazer nossa família linda.

Existe gay que se entrega no andar, no sentar, no falar (OI MORES) e esse é o que um amigo fala... 200% GAY (Bing Translator: PASSIVA). Mas todos eles, os gays 200% ou 0% são, sem dúvida, lindos, divônicos e eu os adoro.

Eu tinha um plano para o sábado, mas a melhor forma de fazer o plano dar certo era: não fazer o plano. Procurem na borra de café o que eu queria fazer porque o meu “eu lírico” não vai contar. Fomos prestigiar uma escritora da região que estava lançando seu segundo livro e depois o mundo (um bar e a orla de Petrolina) seria nosso.


Chegamos ao bar e, beberam por mim, porque não estava no clima de alterar minha consciência (um milagre? Não, pobreza!) várias informações, risadas e quando acho que estava sendo paquerada... Um amigo solta “o cara que estava perto do banheiro me encarou”. COMO VIVER LEITOR? ME DIGA!!! PETROLINA É 99,9% UMA CIDADE VIADA OU SOU FEIA DEMAIS (prefiro acreditar que Petrolina é uma cidade viada, porque dói menos)!!!  O único hetero que vi ontem era um amigo do meu amigo (gay) que já estava acompanhado de TRÊS (TRÊS, TRÊS. UM, DOIS, TRÊS) garotas (chorando), (SOBE A MÚSICA 'SOMEONE LIKE YOU' DE ADELE). E o melhor momento  foi: dentro do carro. Infelizmente eu não estava me pegando com ninguém no carro por motivos de extinção dos heteros e heteros que me queiram, MAS EU DEI TANTA RISADA PORQUE O ASSUNTO PUXADO DENTRO DO CARRO FOI: PREGAS. E não é prega de saia não... A pauta foi indicada por menina Calincka, porque eu era a única mulher e jornalista do carro e tinha curiosidade mesmo (Mainha, eu precisava saber. Não me expulse de casa, eu prometo lavar o banheiro para o resto da vida...). “Gente, eu quero perguntar uma coisa.” Um coro de “o quê?” preenche o carro e antes de perguntar eles já estavam rindo porque já sabem... Calincka calinckando... “QUANDO VOCÊS DÃO A BUNDA/CU, AS PREGAS VOLTAM PARA O LUGAR?” 130 MILHÕES DE RISADAS depois e recebo a resposta em coro “VOLTA”. e aí o meu eu lírico insatisfeito pergunta; “VOLTA AO NORMAL? COMO ELÁSTICO? ATÉ QUANDO ENFIAM A MÃO?” MAIS 130 MILHÕES DE RISADAS e eles (GRAÇAS A DEUS) não sabiam responder essa. Me senti aliviada por saber que meus amigos não deixavam enfiar a mão nas coisas deles. 

11 outubro 2014

Os Sete Pecados Capitais – A Avareza

- Nossa, estava louca para ler esse livro!!!! ME EMPRESTA?
- Não.

É com muito alívio que eu posso dizer: NÃO TENHO AVAREZA. Não sou apegada a bens materiais, mas emprestar roupas eu não recomendo. Adoro ler e tenho muito cuidado com aquilo que me pertence, mas mesmo assim empresto livros, CDS, mágoas...

Aprendi no berço a ser desapegada, na verdade... Aprendi com meu painho. Mainha faz escândalo por duas coisas: a barata voando e me ver usando uma blusa dela sem permissão. Meu pai é tranqüilo, deixa-me usar uma blusa dele para dormir, o perfume e até mesmo o travesseiro (o travesseiro dele é tão moderno que só falta falar para te acordar). Praticamente quando algo do “closet” (usando essa palavra para agregar valor ao texto) de Mainha some... Está escondida entre as minhas coisas. O pior é que estou ficando sem desculpas para justificar como a pulseira dela foi parar nas minhas coisas, a desculpa de que tem um espírito querendo me acusar não cola mais...

Eu só não empresto namorado e roupa, mas ao emprestar algo quero que tenham a consideração de ter um cuidado especial. É o que todos esperam.  O dinheiro ajuda, é necessário e também destrói e corrompe pessoas boas . Filhos matam pais pela herança, pai mata filho para ele não ter acesso ao patrimônio que a ex-mulher tinha... O dinheiro para mim não passa de uma ótima ajuda para a independência, para viagens e trazer uma vida serena e confortável para Calincko (meu primogênito vai se chamar Calincko e se reclamar eu mando colocar Calincko Calinckitico na certidão) e meus pais. Não preciso de muito para ser feliz e acho que ninguém precisa, mas nem todo mundo pensa assim.


 O poder vem em primeiro lugar na mente das pessoas enquanto assistimos de braços cruzados crianças passando fome e mães decidindo se pagam a conta de luz para não ficar no escuro ou se compram comida para os filhos não passarem fome. Vejo tanta gente importante e com tanto dinheiro sem abraçar causas, sem ajudar ONG’S ou pessoas carentes. É tão complicado doar um pouco do que se tem na conta? Mata? Não mata, mas, aparentemente, envergonha.     

Rotina

- Para onde você vai?
- Sair da minha rotina.

Ei, o que você tem feito? Tem sentido a brisa no rosto? Tem cheirado livros novos? Estourado plástico-bolhas? Tem andado descalço? O que tem feito além de sabotar a sua felicidade? Mergulhou de cabeça na rotina? Posso pegar um bote e ir ao seu encontro e te içar leitor? Vamos, nade e olhe a procura de uma ilha, da sua ilha. Desenhe seu nome na terra, esqueça os compromissos e lembre-se de você. Vá para o seu paraíso.

É fácil viver sem tempo para fazer o que gostamos. Somos escravos dos segundos, minutos, horas... O tempo é carrasco, maltrata, sufoca e consegue, aos poucos, destruir os sonhos de quem quer fazer a própria rotina, escrever a própria história e o próprio roteiro de viagem sem precisar pedir permissão ao tempo.  A má notícia é que é muito fácil pedir que você saia da rotina, sem mencionar que custará dinheiro para deitar na grama, escrever uma carta e mandar para um desconhecido palavras de motivação, abrir a porta da gaiola e deixar o passarinho do vizinho fugir (sim e continuarei disfarçando, lamentando a perda do Sabiá), sentar no chão gelado dispensando a cadeira na casa dos amigos, escrever sem obrigação, mandar um “eu te amo” sem esperar respostas, correr atrás do moço do algodão-doce, dormir sem rivotril, sorrir para alguém ao passar por ele e deixá-lo pensar que foi uma paquera, sair sem maquiagem, ler algo erótico em vez de Paulo Coelho, abraçar um amigo por cinco minutos e se ele chorar... acompanha-lo.


Sim Renato Russo, somos tão jovens... Mas não temos todo tempo do mundo. O que fazer Renato? O que fazer ao ouvir Tempo Perdido e perceber que foi tempo perdido viver como um escravo contemporâneo? A minha salvação é o sorriso, é fazer algo que me faça rir com você! É parar alguém na rua e pedir permissão para abraçá-lo (e se for gato, pedir permissão para adicioná-lo no facebook, no Whatasapp, seguir no Instagram, seguir na rua...). A reação do pedido do abraço pode ser surpreendente... Pode receber um sim, um não (o que é um ou dois nãos perto de 130 milhões de sims de pessoas que me amam?), um “você vai me roubar?”, um “pra quê?”, ou a pessoa passar direto. E é aí que está a graça. Como? Você saiu da sua zona de conforto, da rotina de ignorar o mundo para fazer algo bom por você e por outro alguém que possa ter perdido o emprego, os pais, um amor...  Você nunca saberá, mas foi lá desarmado(a) oferecer um momento de ternura. Sair da rotina não é ficar em casa mexendo na cutícula ou jogar GTA. É agir com bondade, porque isto está raro, cada vez mais raro. 

10 outubro 2014

Os Sete Pecados Capitais – A Gula

- Ele me largou. VOU COMER ESSE POTE DE SORVETE COM NESTON E SÓ DEUS PODE ME JULGAR!

A gula é acompanhada pela ansiedade, fazendo com que comamos mais que o necessário. Ou comer aquilo que o corpo não precisa, como batata-frita, coxinha, tomar uma coca-cola de dois litros sozinha... Sim, a gula é inimiga do short de numeração 36 (ESTOU ESCREVENDO E CHORANDO).

Caro leitor, se você senta no chão porque não recebeu a resposta de uma mensagem que enviou e come um pote de sorvete... EU TE ENTENDO. Tenho uma relação de amor e ódio com a balança: quando estou feliz fico magra, quando estou triste fico gorda. Por quê? Porque eu desconto na pizza, na feijoada, na bolacha (É, BOLACHA SIM), no brigadeiro de colher... Eu queria descontar na água ou em uma árvore, mas nunca dá certo. Passei por uma barra pesada (essa barra que é gostar de você) e comi tanto que estou tendo que deitar na cama para a calça de numeração 40 fechar. Estou arrependida? Sempre. Eu queria me arrepender antes de comer. Mas... Quando escuto “Calincka vai viajar” a numeração 38 entra e ainda quer cair. Viajar magra sempre!

O importante, caro leitor, é não deixar esse pecado dominar sua vida e muito menos te empurrar para fazer dietas sem acompanhamento profissional, evitar ir à cozinha de madrugada (quando sentir fome na madrugada finja que lá tem Cláudia Leitte dizendo que quer você no time dela!!), evitar festa de criança, evitar qualquer coisa gostosa (evitem Adam Levine porque estamos tendo um caso, mas ele ainda não sabe). Eu sei, é horrível! Vamos lá, se esforce não repetindo as refeições, faça exercícios físicos (falou a gorda que mora perto de uma academia e até atravessa a rua para não ter uma infecção... Aquela infecção de tirar fotos no espelho da academia, com frases “foco, força e fé” ou “no pain no gain”. Cada um tem um metabolismo diferente. Eu emagreço rápido e engordo da mesma forma. É uma guerra interna, mas eu sempre venço. Não deixe a gula te dominar porque TEM LOJAS EM LIQUIDAÇÕES!!! E oremos: PAI, AFASTA-ME DE QUALQUER POTE DE SORVETE, BARRA DE CHOCOLATE, REFRIGERANTE, TORTA...


Tenham a certeza que: às vezes Jesus se disfarça de amigos nos chamando para ir a uma pizzaria para testar a nossa fé.  

09 outubro 2014

Manual de instrução

- Será que ele me evita por gostar de mim?
- Não, ele só não está afim de você.


Sabe aquela frase “aceita que dói menos”? Então, ela é real, tem que ser repetida como um mantra para todas as situações e principalmente quando envolve você e um garoto. E as garotas? As garotas passam meses tentando decifrar uma reação criptografada dos garotos. Sim, as garotas nunca deixam passar nada. Elas procuram um possível sinal de interesse até em como um garoto fala um simples “bom dia”.

Eu prefiro ter tuberculose, parada cardíaca ou pegar Ebola em vez de ficar procurando sinais que não existem. Os garotos (que conheço) não gostam de jogos, não dizem um “não” sem ser verdade, não faz mistério para falar algo que querem. Eles falam na lata, na sua cara. E o que as garotas fazem? Recebem a resposta e a distorcem transformando em um “ele disse não, mas eu tenho certeza que é um sim”. Se me perguntassem como provar que a esperança não morreu... Empurraria milhares de garotas para o palco. O Whatasapp é um aplicativo que além de marcar encontros, formam, sem diploma, garotas em Polícia Científica. Juntando provas desde como a pessoa fala quando está no meio de um grupo que você participa até a forma como ele responde em uma rede social.

Eu diria que isso é doença (MINHA PAQUERA, CADÊ MINHA PAQUERA? NINGUÉM SAI), ansiedade, um tumor ou até overdose de desespero. Vou contar um segredo: ele não quer nada com você. Se ele te convida para sair, não alimente o monstro das expectativas, se ele não te manda mensagem... Ele não quer falar com você. Se ele te ignora, não é joguinho (até porque ele deve ter um Xbox para jogar) ele só quer te ignorar em paz. Se ele não inicia uma conversa... Ele não quer conversar. E se ele não fizer uma tatuagem com seu nome, DÊ GRAÇAS A DEUS. As pessoas correm atrás do que querem, não perdem as oportunidades e sinto muito... Você não é, no momento, a oportunidade dele. Pare de procurar desculpas para o que ele não fez. Ele não está tão afim de você. Pare de escolher o tamanho do véu mentalmente, pare de pegar no celular de cinco em cinco minutos com a esperança de uma mensagem... E uma dica: saia de todos os grupos no whatasapp porque a falta de mensagens te ajuda, te acalma.


Tive os meus momentos “ele não está tão afim de você” e como metade de mim é vergonha na cara e a outra não vai correr atrás de ninguém porque tenho livros para ler e ficar feliz pela protagonista que não leva fora. Repita comigo: ele disse não e esse não é não. 

04 outubro 2014

Amar é ...

- Oi.
- OI.
- Você não sabe o quanto senti saudades.
- O que você sentiu não se compara com o tamanho do buraco que está no meu coração.
Eu poderia estar roubando, matando, me prostituindo...  MAS... Escolhi amar. Amar ao ponto de entregar nas mãos de Deus os efeitos colaterais desse amor. Século XXI e as pessoas não sabem diferenciar amor de obsessão, amor de dependência, amor de loucura. Amar não é assim, é querer a felicidade de alguém que um dia cuidou de você com dores, é querer a felicidade de alguém que te amou mesmo por um mês ou anos.

As pessoas não sabem que abrir mão de uma causa perdida é a maior coragem. Não sabem diferenciar nem o Pantene do Kolene. O sal do açúcar. Pessoas se agridem por um homem, achando que vai assegurar e firmar o “AMOR” que eles tinham ou tem. Meninas torturam outras meninas porque foram traídas, se vingam com agressões físicas por banalidades e o pior: são adolescentes. Então, a amante merece ser torturada porque seduziu o namorado da outra? O namorado não tem culpa? Não na lógica das adolescentes e jovens de hoje. Isso não é amor. Isso nuca será denominado amor. E isso é doença, é pior que o Ebola. Pior que Crocs verde-limão. Pior que eu acordando. Pior que levar um fora.  


Amar, em primeiro lugar, é não colocar alguém no pedestal. É respeitar para ser respeitado, é comemorar as vitórias e deixar esse alguém chorar nas derrotas com você, sendo acalentado, abraçado por você. Amar é passar 24 horas viajando (pegando escalas e ônibus) para passar dias com um alguém e depois um ano inteiro sem esse alguém (é arriscar o que virá depois), amar é deixar ir.  Mesmo que a pessoa coloque seu mundo em uma mochila e o leve. Amar é silenciar e deixar o coração gritando para que ninguém perceba. Amar é brigar cem vezes e se desculparem cem vezes depois. É perdoar para ser perdoado. E para não deixar a relação desgastada... Se afastar na dúvida e sair com a certeza de que tentou o máximo, mas não foi o suficiente... Amar é olhar os desenhos dos filhos e dizer que está lindo mesmo que não esteja, ajudar a mãe na hora da maquiagem, é ajudar a amiga na execução de um plano romântico, é participar da alegria dos amigos e da tristeza também. É agradecer pelo painho bondoso que ganhamos, é lutar pelos direitos de um ser humano independentemente de cor e orientação sexual. Amar é acreditar, é sair da rotina para fazer alguém feliz, é ajudar o pai a pescar, mas soltar escondido os peixes porque ficou com pena (painho me perdoou pois sempre tive um bom argumento para todos os erros, na verdade eu já tinha o argumento antes de aprontar), é saber que em algum momento da vida fazemos alguém sorrir, mesmo distante. A palavra amor não pode ser usada na mesma frase com as outras palavras como: agressão, humilhação e violência. E como Os Paralamas do Sucesso cantam... Saber amar é deixar alguém te amar! (SABER AMAR). 

02 outubro 2014

Planos


- COMO ASSIM O SEMESTRE DA FACULDADE VAI TERMINAR SÓ EM JANEIRO?
-Pois é.
- MAS NUNCA QUE VOU FICAR EM PETROLINA, NESSE CALOR INFERNAL ATÉ JANEIRO. TENHO PLANOS E ROTEIRO.

Às vezes Jesus se disfarça de calendário da faculdade para testar a minha fé, paciência e equilíbrio. Você passa o ano todo em uma montanha-russa com altos (BEM ALTOS) e baixos (BEM BAIXOS, CHORANDO DEITADA NO CHÃO) para no final a teoria de que “tudo pode piorar” aparecer no TP, na sua reunião de pauta, escrita no teto com tinta fluorescente.

Eu não sei vocês, mas estou aqui querendo saber que horas a vida para de trazer uma caravana de desespero e problemas. É muito problema para pouca Calincka, é muito desespero para pouca Calincka, é muito aquecimento global para pouca Petrolina e muita vontade de fazer xixi na faculdade e não dar descarga só para me vingar. O fato é que estou aqui reclamando mesmo porque morrer está fora de cogitação já que Adele uma hora divulga o novo cd para, mais uma vez, a minha pessoa chorar no chão. Sem tapete. Sem vento que é para sofrer como manda o figurino.


Eu não sou Marina Silva, mas estou me sentindo injustiçada com as calúnias que um calendário me apresentou. E SEM PERGUNTAR SE EU JÁ TINHA COMPRADO PASSAGENS PARA A ARGENTINA (DON'T CRY FOR ME...). Eu tinha um roteiro, eu tinha planos, eu tinha dinheiro, eu tinha fé em Deus antes de ler o calendário... Agora vou gastar o dinheiro na C&A? Vou. Na Marisa? Vou. Vou chorar no chão? SEMPRE.

01 outubro 2014

Encontros e despedidas

- Já vai?
- Já. Fiz o meu papel, entrei em sua vida e fiquei o quanto podia. Tenho que arrancar sorrisos de outras pessoas.

Despedida. Não procurei o significado no livro Barsa e muito menos na internet. A gente nasce sabendo o que é chegar e partir, o que é abraçar e se conformar, receber o último carinho, o último beijo e até tomar o café da manhã com alguém e horas depois receber a notícia de que ela se foi. Não no sentido de ir ao mercado e voltar minutos depois. Caro leitor, é o se foi que não volta nem anos ou séculos depois.

Não falarei sobre quem SE FOI de verdade. Estou aqui para te dizer que precisamos ir porque a vida é feita de quem partiu em um trem, para outra cidade, Estado e até deixando de ser quem era para tornar-se alguém melhor, fazer algo melhor (e infelizmente tornar a nossa vida difícil como o sol de meio-dia derretendo a base da Mary Kay na nossa cara). A vida clama por mudança. A vida é aquela eterna tia que não te olha nos olhos e só quer saber se você fez algo produtivo ao ponto de dar status e dinheiro. Todo mundo tem uma tia assim, um pai, uma mãe ou até mesmo um namorado ou namorada.  Eu tenho me despedido discretamente de algumas pessoas, talvez elas percebam, talvez nem se incomodem em perceber e eu nunca percebi o quanto se desapegar é deliciosamente maravilhoso... Quase um orgasmo, só que bem melhor porque a gente não precisa dar satisfação ou explicação... É só permitir que coisas, pessoas e situações passem por nós sem que nos demoremos demais nelas.  Sem seguir com os olhos até que elas desapareçam.

Muitas vezes precisamos largar a mão de alguém para andar mais rápido, para não perder o vôo que te levará para onde você deseja ir. Esse “se foi” é aquele momento que selecionamos quem, em sincronia, anda ao nosso lado e lhe acompanha com passos largos porque não quer ficar para trás. Está ali para no dia da queda te levantar e no dia da vitória te parabenizar com orgulho. Você tem esse alguém, todos possuem um alguém que não se foi e nem irá porque muitas vezes te puxa para frente e vocês dois correm.

Pode se despedir leitor, eu sei que um dia já pensamos que não conseguiríamos  largar a mamadeira, choramos por ela ao pensar que nunca mais teríamos a ilusão do seio da nossa mãe. O medo da perda, da proteção. E aqui estamos, muitos independentes, longe dos pais, crescidos e com opiniões formadas, com a resposta na língua, sem chorar e sem correr para os braços da mãe (no meu caso é de mainha). A gente se despede da calça de numeração 38 para vestir a de 40 (PIOR DESPEDIDA, SENHOR POR QUE FAZ ISSO? NÃO BASTAVA SER POBRE... tem que vestir 40?), nos despedimos de amigos que foram estudar fora, dos que passaram só uma temporada e de outros que passaram só um dia. Tem a despedida de quem sentou ao nosso lado no avião, tem a despedida do espanhol que te parou no aeroporto para pedir informação, a despedida da bolacha que caiu com o recheio virado para o chão, A DESPEDIDA DA ACETONA QUE VOCÊ DERRUBOU E FALTAVA TIRAR O ESMALTE DA MÃO DIREITA, tem a despedida da série preferida (me abraça que suspirei fundo), a despedida de Bell Marques comunicando que iria deixar o Chiclete Com Banana (arrasada até hoje, fiquei uma semana de cama) e a melhor despedida que é: a solidão.


São tantos encontros e tantas despedidas, mas não ouse pensar que ninguém fica em nossa alma porque muitas vezes o papel de um encontro com pessoas, com uma religião ou com um livro é para nos marcar e transformar. O meu primeiro contato com algum livro surpreendente foi eternizado na minha vida, do mesmo modo quando alguém entra e sai. Não se engane leitor, esse ciclo é o que torna a vida suportável e as piores pessoas? muitas vezes passam por nossas vidas para nos ensinarem a não ser como elas.