29 agosto 2014

Sertanês sim Sinhô

- Como é o nome daquela atriz que fez Os Miseráveis?

- Isso mesmo.


Ao contrário de Sasha Meneghel eu não fui alfabetizada em inglês e muito menos comemorei meu aniversário de 16 anos em NY. Sou do sertão, comedora de tripa seca e ainda me emociono quando o dia está nublado porque não irá derreter a minha maquiagem.

Não paro por aí, não é porque sou nordestina que preciso irrevogavelmente ter orgulho disso (mas odeio você se não gostar de ser nordestino)...  Cada um tem o direito de pensar diferente (mas ainda te odeio mesmo assim), mesmo que isso me incomode (incomoda mesmo).  A gente já nasce com uma gratidão por saber o valor de cada coisa. O valor das origens, da raiz, do baião, de Geraldo Azevedo cantando Petrolina e Juazeiro, de Ana das Carrancas sendo reconhecida do Oiapoque ao Chuí, da Ivete Sangalo que se emociona da infância que teve em Juazeiro. A gente nasce e cresce em duas cidades. Siamesas, mas separadas pelo Rio São Francisco onde protege o Nego d’água e a mulher de cabelos vermelhos que se banha na Ilha do Fogo.

Não escondo meu sotaque ao falar PÉTROLINÁ e não como William Bonner diz: PÊTROLINA. Não escondo o fato de não saber pronunciar nomes que são estrangeiros para mim. Eu tenho um sério problema em pronunciar nomes em inglês. Não culpo a minha região, nem pais, nem escola e muito menos os professores. Culpo o meu pensamento de “MINHA NOSSA SENHORA, E O POVO AINDA RECLAMA DO MEU NOME.” Anne Hathaway é um exemplo. Linda, ótima atriz... Porém eu falo “ANI RATAUEI”. Sério. Arnold Schwarzenegger ? Vira ARNOLDE CHÁSINEGUE. CHÁ SI NEGUE. Sim, pode rir. E tem pior...

 

Meus amigos alfabetizados em inglês por causa das séries americanas e jogos me corrigem, mas a minha resposta é a mesma “me deixe, tenho dislexia”. Um outro exemplo é que eu chamava o desodorante AXE de AXÉ. O AXÉ QUE IVETE SANGALO FAZ QUANDO APARECE EM PETROLINA E JUAZEIRO. Eu sei, pode rir... MAS TEM MAIS.  Essa semana descobri que o canal HBO NÃO SE CHMA AGÁBO. Estou sem chão desde então.  Não me lembro como falaram, mas parece que é: EIDI BIO ou EIGUE BIO...



Como viver em um mundo onde você cresce pronunciando algo errado só para depois de vinte anos descobrir como realmente é? DEUS ME LEVA!  E por falar em Deus, eu falava ROSANA NAS ALTURAS. E IMAGINAVA A MINHA PRIMA, ROSANA, EM UM PENHASCO. ROSANA NAS ALTURAS GALERA!!!  Em inglês eu só sei pronunciar duas frases certas: SOOKIE IS MINE (Sookie é minha) e OLIVER QUEEN IS ALIVE (Oliver Queen está vivo). Sério. E VALE RESSALTAR QUE ESCOLHI ESPANHOL COMO (QUASE) SEGUNDA LÍNGUA. Vale ressaltar também que falo Kings Of Leon direito e sei cantar seis músicas deles de forma decente, pois sou fã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário