27 julho 2014

Seu radar de ironia está quebrado

Sou uma contadora de história, sei prender a sua atenção com palavras e gestos. Sei que conquistei você com o título desse texto e aposto que você irá até o final (se não for é muito rebelde e aposto que todos gostariam de andar com você no recreio).

Toda história tem que ser no mínimo interessante e envolvente. Não tenho medo de ler em voz alta meus textos carregados de sarcasmos, escorrendo ironias e enfatizando piadas. Como todo contador de histórias, andamos na corda bamba do que é real e do que é ficção. Nas minhas redes sociais você tem duas opções: rir porque entendeu a ironia ou reclamar achando que eu desempenharia um papel de babaca sem ser paga. Sim, o radar de ironia está danificado. E quando ele quebra, menina Calincka tem que arrumar a franja enquanto as fúrias nos comentários bagunçam seus cabelos.

Dá para sentir o hálito da pessoa nervosa com uma postagem. Dá para vê-lo balançando a cabeça discordando. Eu só sorrio, e no momento estou sorrindo porque gostaria de definir essas pessoas com uma palavra, mas estou refletindo que eu deveria me candidatar a vereadora porque as pessoas acreditam em mim, acreditam nas minhas promessas e nas minhas maiores armas: a escrita e histórias. Ou eu realmente tenho esses poderes? Droga, não fui escalada para o elenco de X-men.  Ou as pessoas não sabem mais o significado de ironia?


“Deus, me leva porque o refrigerante acabou antes da comida.” E aí te respondem com “NÃO USAR O NOME DE DEUS EM VÃO.” Sim, pausa dramática. E agora? Toca a música de fundo Psicose e eu respondo com uma pergunta: MAS PODE FAZER LIVROS, CDS, BOLSAS, CAMISAS EM NOME DE DEUS? Xeque-mate! acabo de roubar sua rainha e encurralar seu rei com minha torre e meu cavalo. Caro leitor, pare de ler o livro “O Segredo” e faça um curso online de como perceber se é ironia para não passar vergonha e lanchar sozinho no recreio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário